terça-feira, 22 de abril de 2014

Finalizando o Ambiente Marinho

Olá galera!

Nossa maquete ficou pronta!! Vamos doa-la para uma escola pública de Castelo - ES.


Vejam o resultado:


Material Utilizado:

* Isopor (para a base da maquete e os ouriços);
* Espinho de Brejaúba; 
* Algodão (para as rochas);
* Papel seda (para o mar);
* Papel pedra;
* Areia;



(Galerinha que deu andamento ao trabalho. Parabéns para nós!!)


Cada empresa da turma (Ciências Biológicas - Bacharel, 5° Período) ficou responsável por uma especie marinha: Pepino do Mar, Anêmona, Ouriço, Estrela do Mar e Aplísia. 

Vejam as maquetes finalizadas:


(Todas as maquetes serão doadas.)





quarta-feira, 2 de abril de 2014

Criando um Ambiente Marinho - Parte 1

Olá!!

Estamos criando uma maquete bem interessante, sobre o Ambiente Marinho. E vamos projetar um animal especifico: Ouriço do mar.

Informações:

Nome Científico: Paracentrotus lividus 
Família: Echinidae

O ouriço-do-mar é um equinoderme, tal como as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar. Alimenta-se de outros invertebrados e de algas que raspa das rochas com os seus cinco dentes, localizados na superfície inferior do corpo. Estes dentes formam um bico e estão unidos num sistema de ossículos e músculos bastante complexo, denominado Lanterna de Aristóteles. Não tem olhos mas o corpo está coberto por células sensíveis à luz. Assim que detecta luz, cobre-se com conchas, pequenas pedras e algas. Apesar de não parecer, estes animais movem-se com a ajuda de pés ambulacrários. O seu esqueleto duro e coberto de espinhos não é suficiente para os proteger de alguns caranguejos Europeus, estrelas-do-mar e peixes.



Algumas fotos do nosso trabalho:






Obs.: De acordo com o andamento do trabalho vou postando aqui no blog! :)

segunda-feira, 31 de março de 2014

Campos Rupestres

Os campos rupestres constituem uma ecorregião definida pelo WWF no domínio da Mata Atlântica brasileira. São ecossistemas encontrados sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas e arbustos, podendo ter arvoretas pouco desenvolvidas.
Apresenta topografia acidentada e grandes blocos de rochas com pouco solo, geralmente raso, ácido e pobre em nutrientes orgânicos. Em campos rupestres é alta a ocorrência de espécies vegetais restritas geograficamente àquelas condições ambientais (endêmicas), principalmente na camada herbácea-subarbustiva.

Flora: Entre as espécies comuns há inúmeras características xeromórficas (presença de estruturas que diminuem a perda de água), tais como folhas pequenas, espessadas e com textura de couro (coriáceas), além de folhas com disposição opostas cruzadas, determinando uma coluna quadrangular escamosa.



Fotos da Serra dos Apeninos - Que se localiza no interior de Castelo - ES